Beach Outfit_edited_edited.jpg
1/13

Serra da Capivara - Rota da Pedra Furada

R$5.153

Valor de referência

Explore o maior parque de arte rupestre do Mundo

Uma visita ao Parque Nacional da Serra da Capivara, Patrimônio Mundial da Unesco, é uma verdadeira viagem às origens da civilização na América. Com uma paisagem única, de cânions, baixões e serras, e uma enorme quantidade de arte rupestre pré-histórica (com pinturas que têm entre 6 mil e 12 mil anos), ele é um dos mais bem-estruturados parques do país. Guias experientes ajudam a compreender os significados das pinturas. A base para visitar o Parque Nacional é a modesta cidade de São Raimundo Nonato, distante 41 km, com boa estrutura de serviços.

Pernoite em:

Número de Noites:

Possui versão Premium?

Informações:

5 noites

São Raimundo Nonato

Não

Destaques:

✨ Artes rupestres com mais de 10 mil anos


✨ Pedra Furada


✨ Museu do Homem Americano

✨ Trilhas por paisagens impressionantes


✨ Fábrica de cerâmica


✨ Baixão das Andorinhas

O que está incluso?

✅ 5 noites em São Raimundo Nonato

✅ Café da manhã

✅ Almoço ou lanche de trilha durante os passeios

✅ Água mineral gelada entre os passeios

✅ Traslados de chegada e saída

✅ Todos os passeios e ingressos descritos no roteiro (saiba mais abaixo)

✅ Seguro viagem Universal Assistance

✅ Assistência guiada durante toda a viagem

Não incluso:

❌ Passagens aéreas (pode ser solicitado)

❌ Tudo o que não está expressamente escrito no item anterior

Roteiro/Experiências inclusas:

1 º Dia - Petrolina-PE / São Raimundo Nonato-PI

Chegada no aeroporto de Petrolina-PE e transfer com destino a São Raimundo Nonato com duração de 05 horas aproximadamente. Check-in no hotel.

2 º Dia - Desfiladeiro da Capivara - Cerâmica - Sítio do Meio

Após o café da manhã, saída para o 1° dia de passeio com deslocamento de 42 km até o Circuito do Desfiladeiro da Capivara, primeiro local visitado pela Dra. Niède Guidon ao chegar à região. Nesse circuito visitaremos vários sítios arqueológicos, onde poderão ser observadas pinturas rupestres. Iniciando pela “Toca da Entrada do Pajaú”, pequeno abrigo com dezenas de pinturas que retratam o cotidiano dos povos que viveram nessa região, essas pinturas datam de 12.000 anos. Passando pela “Toca do Inferno”, onde o visitante não encontrará pinturas, mas será recompensado pela beleza natural do local. Logo após, visitaremos a “Toca do Barro”, abrigo formado em um paredão de conglomerados de seixos, onde observamos algumas pinturas. Em seguida, percorremos uma trilha de aproximadamente 2 km com desnível que chega a 50 metros, passando pela “Toca da Entrada do Baixão da Vaca”, abrigo com 100 metros de comprimento onde se encontra 749 pinturas rupestres, a maioria delas bem visíveis, seguindo até a “Toca dos Veadinhos Azuis”. Após, visitaremos a “Toca do Paraguaio”, primeiro sítio a ser catalogado pelos pesquisadores, onde, após uma escavação, foram encontrados dois esqueletos com datação de 7.000 e outro de 8.670 anos. Deslocamento até o povoado Barreirinho onde teremos a parada para o almoço. Continuamos com visita a Fábrica de Cerâmica Serra da Capivara. À tarde, visitaremos o Circuito do Sítio do Meio, grande abrigo sob rocha, onde durante as escavações foram encontrados uma machadinha de pedra polida que data de 9.200 anos e uma cerâmica que data 8.960 anos. Em seguida, percorremos uma trilha onde conheceremos a “Toca do Pedro Rodrigues” e terminamos o dia com uma vista panorâmica belíssima. Retorno ao hotel.

3 º Dia - Grotão da Esperança - Caldeirão dos Rodrigues - Museu do Homem Americano

Após o café da manhã, com deslocamento de 35 km até o início da trilha. Nessa manhã, percorreremos 9 km com desnível que chega a 170 metros. Iniciaremos passando por pequenos sítios arqueológicos até chegar ao Grotão da Esperança (vista panorâmica). Em seguida, caminhamos até o Circuito do Caldeirão dos Rodrigues, onde visitaremos alguns sítios, entre eles a “Toca do Caldeirão dos Rodrigues”, um dos principais sítios do Parque e observamos um conjunto de pinturas belíssimas e bem visíveis. Nesse abrigo foi realizada uma escavação onde encontraram fogueiras que datam de 18.000 anos. Parada para almoço na comunidade Sítio do Moco, em um restaurante com comida típica local. À tarde, visitamos o Museu do Homem Americano. Retorno ao hotel.

4 º Dia - Serra Branca - Circuito do Perna - Baixão das Andorinhas

Após o café da manhã, com deslocamento de 50 km até a chegada à Serra Branca, iniciamos a trilha conhecendo o olho d'água da Serra Branca (única fonte de água para as pessoas que ocupavam aquela região antes da criação do Parque). Em seguida, visitaremos sítios históricos e locais onde os maniçobeiros (povos que extraiam um látex de uma planta chamada maniçoba, a qual era uma importante fonte de renda naquela época) e aqui viveram antes do Parque. Parada para o lanche de trilha. E em seguida, deslocamento até o Circuito do Perna, local onde se encontra alguns sítios com várias pinturas do cotidiano do povo que viveu naquela época. No final da tarde, visitamos o “Baixão das Andorinhas” local onde o visitante será contemplado com uma bela vista de um cânion e poderá em especial ver a revoada das andorinhas, um espetáculo da natureza. Retorno ao hotel.

5 º Dia - Trilha Hombu - Boqueirão da Pedra Furada

Após o café da manhã, deslocamento de 30 km até a chegada a Trilha Hombu. Iniciaremos com a visita a casa da família de Neco Coelho (uma das primeiras famílias a chegar à região). Em seguida, percorremos uma trilha passando por sítios arqueológicos com vista panorâmica, onde poderemos observar a vegetação local, a qual sofreu adaptações para sobreviverem na caatinga, como por exemplo, as várias espécies de cactos que aqui são encontrados. Parada para o almoço na comunidade Sítio do Moco, em um restaurante com comida típica local. Após o almoço visitamos o Boqueirão da Pedra Furada, local mais visitado do Parque, onde se encontram alguns sítios arqueológicos e a famosa Pedra Furada (monumento geológico e cartão postal do Parque). Ao final da tarde seguimos ao Centro de Visitantes para aguardar a chegada da noite para uma visita noturna ao “Sítio Toca do Boqueirão da Pedra Furada”, um paredão com mais de mil pinturas.

6 º Dia - São Raimundo Nonato-PI / Petrolina-PE

De acordo com o horário do vôo, transfer com destino ao aeroporto de Petrolina-PE.


Roteiros alternativos (consulte o agente de viagens):

Serra da Capivara Express - 4 noites;

Extensão à Serra das Confusões.

Categoria Premium:

Este pacote não possui versão Premium.

Hotel(is):

Previsto ou similar:

São Raimundo Nonato: Pousada Paraíso da Serra

Importante:

  • Hotéis e passeios sujeitos à disponibilidade;

  • Para outros roteiros na Serra da Capivara, consulte o agente de viagens.

Política de cancelamento:

Conforme descrito no contrato;

Formas de pagamento:

Pix ou cartão de crédito em até 10x sem juros.